Uniprime do Iguaçu divulga calendário de pré - assembleias
Encontros preparatórios antecedem a Assembleia Geral Ordinária (AGO), agendada para o dia 24 de março
A história da Uniprime do Iguaçu começa muito longe de grandes estruturas, sistemas modernos e recursos robustos. Ser hoje uma das cooperativas de crédito que mais crescem no Brasil é o resultado principalmente da coragem de um grupo de pessoas que acreditou no cooperativismo como modelo de progresso e desenvolvimento social.
Nascida dentro da Unimed Pato Branco, como Unicred, a Uniprime do Iguaçu nasceu em 1996 a partir da cooperação de 23 sócios fundadores. A autorização pelo Banco Central veio apenas um ano depois. Neste período houve um intenso trabalho de prospecção, que permitiu que a cooperativa iniciasse de fato seus trabalhos com cerca de 70 cooperados.
Eram pessoas físicas e empresas, ligadas principalmente à área da saúde.
A estrutura da instituição refletia a realidade de um momento onde tudo era praticamente improvisado. A primeira colaboradora trabalhava em uma mesa ao lado do setor financeiro da Unimed, que na ocasião ficava na Rua Ararigbóia, no centro de Pato Branco (PR).
Para que sua operação funcionasse, a cooperativa dependia completamente de terceiros. Sua autenticadora era emprestada do Banco do Brasil, assim como sua primeira linha telefônica.
Era um tempo em que os serviços se resumiam ao essencial: captação de capital social e oferta de crédito.
A cooperativa acompanhou a Unimed em sua mudança de sede, da Rua Ararigbóia para a Rua Tamoio. Em 1999, a instituição iniciou o seu projeto de expansão com a abertura de sua agência em Guarapuava (PR).
Foi nesse período que a cooperativa começou a construir sua identidade própria, com maior autonomia, mesmo com a dependência ainda importante de convênios com terceiros O cartão de crédito, por exemplo, era operado por meio de uma parceria com o Bradesco.
Em 2011 o crescimento continuou. A Terceira agência foi aberta em Irati (PR), seguida por unidades em Palmas (PR) e, depois, em Chapecó, já no oeste catarinense. A cooperativa, que havia surgido como um instrumento financeiro de um grupo local, passava a ocupar novos territórios.
O ano de 2012 marca um importante ponto de virada: a cooperativa passou a integrar o sistema Uniprime, surgindo assim a singular Uniprime do Iguaçu. A partir daí, a marca se fortalece, a gama de produtos inicia uma maior diversificação e o número de cooperados cresce de forma consistente.
Em 2016 a sede da instituição, em Pato Branco (PR), deixa o espaço da Unimed e passa a funcionar em uma estrutura própria, na Avenida Brasil, 910, onde também é instalada uma agência, oferecendo maior comodidade e conforto para os cooperados.
Entre 2023 e 2024, um novo ciclo de expansão reposiciona a instituição no cenário regional. Agências são inauguradas em cidades estratégicas como Londrina, sede da Uniprime Central Nacional, Ponta Grossa no Paraná, Itajaí e Joinville, em Santa Catarina.
Neste período também acontece a incorporação da singular Uniprime Ouro, no Meio-Oeste de Santa Catarina, movimento que dobra o número de cooperados da instituição e também suas oportunidades. Com isso, a cooperativa passa a atuar também em municípios como Ouro, Lacerdópolis e Água Doce.
Em 2026, ao completar 30 anos, a Uniprime do Iguaçu é formada pela união de cerca de 10 mil cooperados e conta com 16 pontos de atendimento, entre agências e escritórios de negócios.
Após um ciclo intenso de crescimento na área de atuação, a cooperativa entra em uma fase de consolidação, em um cenário marcado por instabilidades políticas e econômicas no Brasil e no mundo.
A instituição chega ao seu aniversário com a mesma essência que a fez nascer: a confiança na cooperação como motor de desenvolvimento.
Encontros preparatórios antecedem a Assembleia Geral Ordinária (AGO), agendada para o dia 24 de março