para você para empresas

Conheça a Cooperativa

A Essência da Cooperativa

O que é a Uniprime Campos Gerais

A Uniprime Campos Gerais é uma cooperativa de crédito, ou seja, uma instituição financeira cooperativa, formada por uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias.

Fundada em 14 de janeiro de 1999 por um grupo de profissionais da área médica, a Uniprime Campos Gerais surgiu com o objetivo de oferecer condições de crescimento e desenvolvimento a todos os profissionais da saúde da região. Aos poucos, por meio da autorização do Banco Central, estendeu os benefícios também aos empresários e empresas dos mais diversificados ramos de atividade, em sua área de abrangência.

Sem visar lucro e com um atendimento realmente personalizado, a Uniprime Campos Gerais oferece aos seus Cooperados uma ampla gama de serviços financeiros. Na Uniprime, o Cooperado é verdadeiramente o dono da empresa, recebe anualmente sua participação proporcional nas sobras (lucros) e participa da eleição de seus dirigentes e conselheiros de administração e fiscal.

A Uniprime Campos Gerais faz parte do Sistema Uniprime, que integra 8 cooperativas singulares nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Missão

Através da ética, profissionalismo e princípios cooperativistas, criar condições ideais para a solução das questões econômico-financeiras, com excelência no atendimento, maior segurança e melhor rentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento com transparência e seriedade.

Visão

Ser a solução econômico-financeira de seus Cooperados.

 

Vantagens

Ao associar-se à Uniprime Campos Gerais, você passa a ter acesso a vantagens que são impossíveis de se alcançar no relacionamento com os bancos comerciais. Confira um resumo:

DISTRIBUIÇÃO ANUAL DE SOBRAS

Ao contrário dos lucros, que em bancos são embolsados pelos banqueiros, na Uniprime Campos Gerais as sobras líquidas de cada exercício são repartidas aos associados. Deduzidas as despesas operacionais, os investimentos e os fundos estatutários, as sobras são distribuídas proporcionalmente à movimentação financeira de cada Cooperado.

TAXAS COMPETITIVAS

Ao realizar um financiamento na Uniprime Campos Gerais, o associado tem dupla vantagem. As taxas da Cooperativa são extremamente competitivas e, além disso, parte dos juros pagos é devolvida à sua conta, como sobras líquidas do exercício.

MELHOR REMUNERAÇÃO

As mesmas vantagens valem para aplicações nas diferentes modalidades de investimento oferecidas. A remuneração, que já é melhor que nos bancos, ainda tem o acréscimo proporcional de sobras, no balanço do final de ano.

PRODUTOS PARA O SEU PERFIL

A Cooperativa desenvolve e formata suas linhas de crédito, captação e serviços a partir das necessidades locais de seus associados. Sua Diretoria e Conselho Fiscal são eleitos pelos próprios Cooperados. Esta relação de proximidade, diálogo e participação faz com que a Uniprime Campos Gerais viva e respire o sentimento da comunidade onde atua.

TODOS OS SERVIÇOS DE UM BANCO

A Uniprime Campos Gerais oferece todos os serviços disponibilizados pelos grandes bancos. Com uma diferença: aqui você deixa de ser um número. É o proprietário e cresce junto com ela.

SEGURANÇA E SOLIDEZ

As cooperativas de crédito são tão ou mais fiscalizadas pelo Banco Central (Bacen) que os grandes bancos. A estrutura da Uniprime Campos Gerais é extremamente enxuta, sem ostentação ou desperdício. Os indicadores de rentabilidade e segurança levaram o Bacen a apontá-la como referência para o sistema no país.

Como se Associar

Como se tornar um Cooperado

Para adquirir a qualidade de Cooperado, o interessado deverá procurar uma das Agências da Uniprime Campos Gerais e preencher a solicitação ou, por meio de telefone ou e-mail, agendar uma visita com a Gerente de Negócios e apresentar as cópias dos seguintes documentos:

Pessoa Física

RG;
CPF;
Carteira do Conselho de Classe;
Comprovante de residência atualizado (luz, água ou telefone fixo);
Comprovante de renda (Declaração de Imposto de Renda do último exercício ou holerite dos últimos três meses);
Se casado(a), Certidão de Casamento e documentos pessoais do cônjuge: CPF e RG;
Se solteiro(a), Certidão de Nascimento.

Pessoa Jurídica

Contrato Social, com a última alteração ou ata;
3 últimos Balanços e Demonstrações de Resultados;
Relação de faturamento dos últimos 12 meses (assinada pelo contador e administrador);
Escrituração Contábil Fiscal (ECF);
Comprovante de endereço atualizado (talão de luz ou água, telefone fixo);
Cartão do CNPJ;
Documentos pessoais dos sócios / administradores:
    - RG;
    - CPF;
    - Comprovante de endereço;
    - Certidão de Casamento ou Nascimento;
    - Declaração de Imposto de Renda completa – do cônjuge também;
Se possuir procuradores, enviar documentação pessoal conforme item anterior.


Após isso, seu nome deverá ser aprovado pelo Conselho de Administração e, então, o novo Cooperado poderá integralizar as cotas-partes na forma prevista no Estatuto e assinar o livro ou ficha de matrícula.

Importante destacar que a integralização de cotas não se trata de uma tarifa ou despesa, e sim de um investimento, pois essa quantia integralizada pelo Cooperado a ele pertence e fica creditada em uma conta individual, sendo corrigida pela taxa SELIC ao ano, mais as sobras apuradas no final do exercício.

Quem pode se associar

Podem fazer parte da Uniprime Campos Gerais pessoas físicas que estejam na plenitude de sua capacidade civil, na sua área de ação, concordem com o Estatuto da Cooperativa e preencham as condições nele estabelecidas.

Podem associar-se à UNIPRIME CAMPOS GERAIStodas as pessoas físicas que estejam na plenitude da sua capacidade civil, concordem com o presente estatuto, preencham as condições nele estabelecidas e que, na sua área de ação, sejam profissionais da área de saúde de nível superior e desenvolvam, de forma efetiva, as atividades pertencentes ao agrupamento dos profissionais de saúde, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), divulgada pelo Ministério do Trabalho, cujos objetivos sejam idênticos ou estreitamente correlacionados, bem como os empresários participantes de empresas vinculadas a FACIAP –Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, desde queconcordem com o presente Estatuto e preencham as condições nele estabelecidas.

  • I-Seus próprios empregados e pessoas físicas que a ela prestem serviços em caráter não eventual, equiparados aos primeiros, para os correspondentes efeitos legais;
  • II-Empregados e pessoas físicas prestadoras de serviços em caráter não eventual às entidades a ela associadas e àquelas de cujo capital participe direta ou indiretamente;
  • III-Aposentados que, quando em atividade, atendiam aos critérios estatutários de associação;
  • IV-Pais, cônjuge ou companheiro(a), viúvo(a), filho(a) e dependente legal e pensionista de associado vivo(a) ou falecido(a);
  • V-Pensionistas de falecidos que preenchiam as condições estatutárias de associação.