Previna-se contra Golpes e Fraudes

Como se prevenir contra Golpes e Fraudes?

Quando se trata de segurança financeira, os cuidados devem ser redobrados. Uma fraude, que ficou conhecida como “golpe do motoboy”, cresceu em 65% desde o início da pandemia, segundo a Febraban.

O golpe começa por uma ligação telefônica. O golpista diz ser da Central de Cartões ou da Central de Cartões Mastercard e informa ao Cooperado sobre uma transação fictícia realizada com o seu cartão.

É preciso ficar atento. O golpista é articulado e fala com segurança, por isso, pode passar credibilidade!

Como a transação não existe, o Cooperado diz se tratar de uma fraude. Nesse momento, o golpista pede para que a vítima ligue para o número 0800 que consta no cartão.

Mas ele continua na linha, sem desconectar a ligação. Então, ao discar o número 0800, quem atende é o próprio golpista. Agora, com ainda mais credibilidade, ele pede a senha do cartão fraudado e avisa que um suposto “funcionário da Cooperativa” está indo até ele retirar o cartão.
Agora, em posse do cartão e da senha, a quadrilha faz transações de crédito e débito, causando um enorme transtorno e prejuízos fnanceiros.

Como se prevenir?

Jamais informe dados fnanceiros e senhas por telefone e não entregue seu cartão a desconhecidos.

Há situações em que a equipe de prevenção legítima da Cooperativa pode entrar em contato com você, mas ela nunca vai pedir dados sensíveis como a sua senha.

Se você receber uma ligação suspeita, é preciso manter a calma. O golpista tenta criar um senso de urgência para evitar suspeitas. Desligue a chamada. Aguarde 5 minutos por questões de segurança, ou ligue de outro aparelho para comunicar o seu gerente de contas.


Em caso de dúvidas ou suspeitas, converse com o atendimento Uniprime através de canais ofciais.